quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Guerra dos Milk-shakes


O achocolatado suíço Ovomaltine foi criado pelo químico George Wander com a intenção de ser um complemento alimentar para combater a desnutrição infantil. Chegando ao Brasil na década de 40, um erro nas máquinas usadas na produção local gerou os flocos crocantes que são sucesso até hoje (mas só no Brasil). A marca mantém contratos de exclusividade em segmentos como biscoitos (Bauducco), sorvetes (Diletto) e chocolates (Hershey's), além dos milk-shakes, que até pouco tempo eram produzidos pela divisão de milk-shakes da Bob's, parceria responsável pela popularização da marca no Brasil.

A Ovomaltine era parceira da Bob's no quesito milk-shake desde 1959, mas o duradouro contrato de mais de 50 anos acabou há alguns meses e a rede de fast-food brasileira decidiu não renová-lo. “Nós optamos por não renovar o contrato de exclusividade. Isso seria um investimento desnecessário, que pesaria no bolso do consumidor”, foram as palavras do diretor Geral da Bob's Marcello Farrel. “As nossas pesquisas apontam que o Bob’s é top of mind na categoria de shakes e não o insumo (Ovomaltine). É a nossa fórmula que é considerada imbatível." Agora o milk-shake, apesar de continuar com a mesma receita (com Ovomaltine e tudo), passará a ser chamado no menu de sabor "crocante".

Aproveitando a lacuna deixada, outra rede de fast-food, de alcance bem maior no Brasil (e no mundo), aproveitou para fechar contrato com a Ovomaltine. Foi a americana McDonald's, que já utilizava o ingrediente em outras sobremesas desde 2009 e relançou sua linha de shakes neste ano, utilizando-se de parcerias com marcas famosas como o chocolate Kopenhagen. “É um contrato de longo prazo. Não é uma edição limitada. Queremos fazer do shake de Ovomaltine um clássico do McDonald’s, como o Big Mac e o Quarteirão com Queijo”, foi  o que disse Roberto Gnypek, vice-presidente de marketing da McDonald’s no Brasil. A novidade foi lançada no dia 13 de setembro, com uma massiva campanha de divulgação na TV, mídias sociais e outros veículos de comunicação.




Mas a verdade é que na intenção de liderar o mercado nesse segmento, a McDonald's começou uma verdadeira Guerra dos Milk-shakes. E o estopim veio com a resposta direta da Bob's às campanhas da McDonald's.





Na publicidade acima, consciente ou inconscientemente, a Bob's matou dois coelhos com uma cajadada só, visto que a embalagem que representa o "milkfake" é idêntica tanto à utilizada pela McDonald's quanto à utilizada pela Burger King, que também entrou na briga.


O post da Burger King veio acompanhado com a seguinte legenda: "Calma gente, Shake Crocante com 'aquele-ingrediente-que-não-deve-ser-nomeado' aqui também tem. Já carne grelhada..."

E foi então que surgiram marcas de todos os seguimentos aproveitando a situação das mais variadas e divertidas formas possíveis.


"Quem sabe do que é o Milkshake Choco Crisp do KFC levanta a mão!"







E como último ato dessa guerra (até agora), a Bob's lançou dois novos vídeos provocando a polêmica em torno do termo criado por eles mesmos para se referir aos milk-shakes de outras marcas, "milkfake". Os vídeos são estrelados por ninguém menos que o fenômeno do YouTube Whindersson Nunes, que sai a procura de imitações do milk-shake da Bob's para denunciá-las. Confira:





E que a guerra, para o nosso divertimento, continue...

Fontes:
Ovomaltine
Publicitários Criativos
Plugcitários